domingo, 25 de setembro de 2011

OS ATUAIS OBJETIVOS E PRIORIDADES DO EJA APRESENTADOS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO:





Programa Fazendo Escola, que congrega informações sobre o Programa de Apoio à Educação de Jovens e Adultos;

Proposta Curricular, que reúne os subsídios à elaboração de projetos e propostas curriculares para o 1.º Segmento e do 2.º Segmento do Ensino Fundamental, produzidos pelo MEC;

Material Didático, disponibilizado pela Coordenação-Geral de Educação de Jovens e Adultos (COEJA).

Legislação, que define os dispositivos legais de âmbito federal que dão respaldo à Educação de Jovens e Adultos.

É importante ressaltar que a Coleção Cadernos do EJA foi elaborada para o Ensino Fundamental (EF), não contemplando, porém, o Ensino Médio (EM) e Profissional (EP).

sábado, 24 de setembro de 2011

LDB e EJA

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a educação é “direito de todos e dever do Estado e da família" e ainda, que o Ensino Fundamental obrigatório e gratuito seja oferta garantida para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/96, constam, no Título V, Capítulo II, Seção V, dois Artigos relacionados, especificamente, à Educação de Jovens e Adultos:
Art. 37 - A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e trabalho, mediante cursos e exames.

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO: Onde vamos parar???


É preciso que a sociedade compreenda que alunos de EJA vivenciam problemas como preconceito, vergonha, discriminação, críticas dentre tantos outros. E que tais questões são vivenciadas tanto no cotidiano familiar como na vida em comunidade.

Discute-se que a qualidade do ensino está diretamente ligada à preparação do professor, que terá de se capacitar para estar atuando junto às turmas de educação de jovens adultos tal capacitação deve ser reconhecida e valorizada, uma vez que esta modalidade de ensino acolhe jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar no período certo e a busca do reconhecimento da importância da EJA é acima de tudo compreender que mister faz erradicar o analfabetismo e não o analfabeto.

Progredir não significa apenas adquirir novos conhecimentos. É abrir a própria consciência para as inovações que surgem diariamente e repensar a própria metodologia de ensino.

Apresentação do Grupo

Somos alunas (os) do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, ofertado no Pólo UAB, através do IFES em Pinheiros. Nosso grupo (2)  é composto por: Alberione Cordeiro de Carvalho, Carmen Lúcia da Silva Ramos, Edinice Vilela Martins Ramos, Ewanuzya dos Santos Coqueiro, Fábio Prado Freitas.
     
Este Blog tem como finalidade o estudo e aprofundamento de nossas construções teóricas no decorrer do curso. Neste espaço, você poderá se interar e interagir em relação a assuntos relevantes, na temática da EJA e suas implicações na Educação.